DIY é mais do que estimular o cérebro, é também uma forma de ser contra o sistema corporativo/industrial e também monetarista.
Podemos trocar experiências, conhecimentos e até mesmo o produto final.

Na construção a coisa é sem mimimi e momomo, o papo é rústico e reto! :oD

Sai da cidade grande em nome de um dia a dia mais salubre e para construir minha casa com uma boa oficina, e nela poder fazer minhas estrapizongas mais livremente, o resto é história...

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Ferro, alumínio... maresia...

Eu já fiz uma observação sobre o portas e janelas em alumínio aqui, e evidentemente sei que pode-se fazer ótimos produtos desse tipo em alumínio... em algum lugar, talvez em outro planeta.

Sendo bastante difícil achar perfis de qualidade e empresas que as usem, vou "dar um tapa " em ferro galvanizado.

Eu moro litoral, há uns 500 metros do mar.
É a primeira vez (quase sempre morei em SP e nasci no RS) que moro no litoral e sempre ouvi falar na maresia e nos problemas que ele causa.

Se você não mora perto do mar deveria se interessar pela postagem também, afinal, as conclusões serão interessantes.

Boatos e anedotas a parte, o fato é que a maresia se mostrou bem pior do que pintavam.

Não se assuste com os primeiros parágrafos perguntando o que eles tem a ver com construção, mas tenha paciência pois tem sim.

Trabalho e me divirto com a informágica. Dentro da diversão está a necessidade de algum gasto com aceleradoras de vídeo para jogos.
Não é necessário os 2 ou 3 mil Reais que é aonde pode chegar o custo de uma placa hi-end, mas uns 500 ou 600 Reais é o mínimo.

Minha falecida GTX 560Ti

Bom, nos quase 4 anos morando aqui já perdi duas, assim como duas ou três boas mainboards (a placa principal de um computador).

Veja a foto e note que mesmo não conhecendo o assunto pode-se notar o que a maresia faz silenciosamente com algo que está fechado num gabinete e dentro de uma casa.

"Cadáver" visto de costas

Sílica não resolve, mesmo porque, a maresia chega como uma névoa junto com poeira de areia e acaba formando um "gosma" corrosiva.
Desumidificadores portanto também não. Ajudam um pouco.

A solução seria manter o equipamento lacrado numa sala refrigerada com filtros de alta eficiência, ou seja, um ambiente controlado.
Essa solução porém tem um custo de manutenção inviável.

A solução definitiva é uma CPU mergulhada em óleo mineral, que gera alguns inconvenientes que não é aqui o local de se abordar.

Estou desenvolvendo a minha solução: o frigoPC. 
Em momento oportuno mostro a bagaça.

Enfim, tudo isso para chegar no ferro galvanizado, afinal, se num ambiente com razoável cuidado acontece isso imagine exposto...


Como sou bastante cético e gosto de fazer minhas experiências, fiz o varal de casa com tubos retangulares de ferro galvanizado (vulgo metalon) sem nenhum tratamento e cabos de aço revestidos.


Soldei o tubo que porta os cabos de aço num outro tubo de apoio
fixado com chumbador na parede. As coisas do seu Coisa são um tanto robustas. hehe
A foto não aparece o varal todo, sinto muito. Se as cuecas de quem vos escreve aparecessem eu perderia o pouco de credibilidade que suponho ter. rsrs


 Mais de perto nota-se a oxidação na junta (a "crosta" avermelhada).
Observe a parte escura da junta: isso é a perda da galvanização por causa da solda.

Na foto saiu também uma parte do porta vassouras de aço inox.
Como se pode ver o aço inox chines e o brasileiro tem a habilidade incrível de oxidar.

Há quase 4 anos que ele foi colocado (junto com o porta vassoura de "inox") completamente exposto as intempéries e está aí, como diria um amigo meu, forte e rígido.
Enfatizando: sem nenhum tratamento, pintura, etc!

Portanto, o ferro galvanizado é muito eficiente e seguro para ser usado mesmo no litoral, desde que o artesão que o manuseie tenha bom conhecimento de solda, trate a área soldada depois do término da peça, utilize de fato um bom ferro galvanizado e lacre qualquer parte que possa permitir a entrada de umidade no interior do tubo.

Além do mais, o ferro tem uma resistência incomparavelmente superior ao alumínio e uma beleza (até mesmo oxidado!) característca.

Mas atenção, as chapas finas são de fato muito pouco recomendáveis e muitos fabricantes a usam para preencher espaços, vide aquelas portas Sasazaki da vida.

Como eu sempre digo, cuidado ao aceitar dogmaticamente tudo que ouve.






Nenhum comentário:

Postar um comentário